You are currently viewing Os Princípios da Ayurveda

Os Princípios da Ayurveda

  • Post category:Ayurveda
  • Reading time:7 mins read

Em sânscrito, Ayurveda significa “A Ciência da Vida”. O conhecimento ayurvédico se originou na Índia há mais de 5.000 anos e costuma ser chamado de “Mãe de Todas as Curas”.

Muitos estudiosos consideram o Ayurveda como a ciência de cura mais antiga.

Origina-se da antiga cultura védica e foi ensinada por muitos milhares de anos em uma tradição oral de mestres consumados a seus discípulos.

Parte desse conhecimento foi impresso há alguns milhares de anos, mas grande parte está inacessível.

Os princípios de muitos dos sistemas de cura naturais agora familiares no Ocidente têm suas raízes no Ayurveda, incluindo a homeopatia e a terapia da polaridade.

Como equilibrar os três princípios de energia do corpo

O Ayurveda atribui grande importância à prevenção e incentiva a manutenção da saúde, prestando especial atenção ao equilíbrio da vida, pensamento correto, dieta, estilo de vida e uso de ervas.

O conhecimento do Ayurveda permite-nos compreender como estabelecer um equilíbrio entre corpo, mente e consciência de acordo com o físico do indivíduo, e como mudar o estilo de vida para criar e manter esse equilíbrio.

Da mesma forma que cada um de nós tem uma impressão digital única, cada pessoa tem um padrão especial de energia. Uma combinação individual de características físicas, mentais e emocionais que consiste em sua própria constituição.

Essa constituição é determinada em conceito por uma série de fatores e permanece a mesma ao longo da vida.

Muitos fatores, incluindo aspectos internos e externos, interferem em nosso equilíbrio e se refletem em mudanças na composição do estado de equilíbrio.

Exemplos desses estresses emocionais e físicos incluem estado emocional, escolhas alimentares e dietéticas, estações do ano e condições climáticas, trauma físico, trabalho e relações familiares.

Uma vez que esses fatores sejam compreendidos, medidas apropriadas podem ser tomadas para eliminar ou minimizar seu impacto e restaurar a estrutura original.

O equilíbrio é a ordem natural, o desequilíbrio é o caos. Saúde é ordem, doença é desordem. No corpo, há uma interação constante entre ordem e caos.

Quando você entende a natureza e a estrutura da doença, pode restaurar a ordem.

Equilibrando os Três Princípios de Energia do Corpo

O Ayurveda identifica três princípios básicos energéticos ou funcionais que existem em todos os seres humanos.

Não existe uma tradução apropriada no nosso idioma, então usa-se a forma original em sânscrito: Vata, Pitta e Kapha.

Esses princípios podem ser relacionados à biologia básica do corpo.

A energia é necessária para produzir movimento para que fluidos e nutrientes possam alcançar as células, para que o corpo possa funcionar.

A energia também é necessária para metabolizar os nutrientes nas células e a energia é necessária para lubrificar e manter a estrutura celular.

  • Vata – é a energia do movimento.
  • Pitta – é energia para digestão ou metabolismo
  • Kapha – é energia para lubrificação e estrutura.

Todos nós temos as qualidades de Vata, Pitta e Kapha, mas geralmente um é o principal, outro é o secundário e o terceiro geralmente não é muito proeminente.

Acredita-se que a causa da doença no ayurveda seja a função celular insuficiente devido ao excesso ou falta de vata, pitta ou kapha.

A doença também pode ser causada pela presença de toxinas.

Na Ayurveda, corpo, mente e consciência trabalham juntos para manter o equilíbrio. Eles são apenas considerados aspectos diferentes de uma pessoa.

Aprender a equilibrar corpo, mente e consciência requer a compreensão de como Vata, Pitta e Kapha trabalham juntos.

De acordo com a filosofia ayurvédica, todo o universo é a interação energética dos cinco elementos principais (espaço, ar, fogo, água e terra).

Vata, Pitta e Kapha são a combinação e o arranjo desses cinco elementos, que são expressos como padrões durante o processo criativo.

No nosso corpo físico, Vata é a energia sutil para a ação, Pitta é a energia para a digestão e o metabolismo e Kapha é a energia que forma a estrutura do corpo.

Vata é a energia sutil associada ao movimento

Composto por Espaço e Ar. Ele governa a respiração, o piscar, o movimento dos músculos e tecidos, o batimento cardíaco e todos os movimentos do citoplasma e das membranas celulares. Em equilíbrio, Vata promove criatividade e flexibilidade. Desequilibrado, Vata produz medo e ansiedade.

Pitta se expressa como o sistema metabólico do corpo

Composto de fogo e água. Regula a digestão, absorção, assimilação, nutrição, metabolismo e temperatura corporal. Em equilíbrio, Pitta promove compreensão e inteligência. Pitta desequilibrado desperta raiva, ódio e ciúme.

Kapha é a energia que forma a estrutura do corpo

Os ossos, músculos, tendões – e fornece a “cola” que mantém as células unidas, formadas a partir da Terra e da Água. Kapha fornece água a todas as partes e sistemas do corpo. Lubrifica as articulações, hidrata a pele e mantém a imunidade.

Em equilíbrio, Kapha se expressa como amor, calma e perdão. Desequilibrado, leva ao apego, ganância e inveja.

Existam muitas coisas que não podemos controlar, existem outras que temos o direito de decidir, como dieta e estilo de vida.

Para manter o equilíbrio e a saúde, é importante prestar atenção a essas decisões. Uma dieta e estilo de vida ajustados ao físico do indivíduo podem fortalecer o corpo, a mente e a consciência.

Deixe um comentário