You are currently viewing Motivos para cuidar da pele

Motivos para cuidar da pele

  • Post category:Massoterapia
  • Reading time:3 minuto(s) de leitura

Se você precisa de motivos para cuidar da pele, saiba que a pele é o maior órgão do corpo humano, é impermeável e em apenas 1cm² pode ter centenas de glândulas sudoríparas e receptores sensoriais para o calor, frio e o tato.

É um órgão de grande importância para o sistema imunológico, atuando como uma barreira de proteção contra substâncias tóxicas e micro-organismos invasores (fungos, bactérias e vírus).

A pele exerce um papel regulador na temperatura do corpo, contraindo as veias e encaminhando o sangue para as temperaturas frias do corpo para preservar o calor, produz suor em temperaturas quentes para esfriar o corpo através da evaporação.

A pele é um órgão metabólico, está envolvida no metabolismo e queima de gorduras, regula o nível de água e sais minerais do corpo através da transpiração.

É o maior órgão sensorial. A pele tem a capacidade de enviar mensagens neurológicas sobre tato, pressão, dor e temperatura para o Sistema Nervoso Central. A sensação é uma das funções mais importantes da pele.

A pele desintoxica o corpo excretando resíduos, grande parte pelas glândulas sudoríparas. Sintetiza e estoca vitamina D. Protege o corpo de danos da radiação ultra violeta pela produção de melanina. Absorve nutrientes lipossolúveis como vitamina A, D, E e K.

É um órgão dinâmico, sempre está se renovando à medida em que células velhas morrem e novas células nascem. Da infância à vida adulta a pele se renova continuamente.

Promove o equilíbrio da saúde do corpo devido a sua propriedade de proteção, regulação da temperatura do corpo, percepção sensorial, balanço de água, síntese de vitaminas e hormônios, e absorção de nutrientes necessários para a saúde.

Deixe um comentário