You are currently viewing Dosha Pitta – A energia da digestão e do metabolismo

Dosha Pitta – A energia da digestão e do metabolismo

  • Post category:Ayurveda
  • Reading time:5 mins read

De acordo com a Ayurvédica (medicina praticada pelos indianos aproximadamente 7 mil anos), as pessoas estão divididas em três grandes grupos, de acordo com características físicas e psicológicas: Vata, Pitta e Kapha. A esses grupos dá-se o nome de doshas

As pessoas Pitta tem muitas qualidades do fogo.

O fogo é quente, penetrante, agudo e agitado. Do mesmo modo, as pessoas Pitta têm corpos quentes, ideias penetrantes e inteligência afiada.

Quando ficam em desarmonia, podem ficar muito inquietos e explosivos. O tipo de corpo de Pitta é de altura e constituição medianas, com pele avermelhada ou acobreada.

Eles podem ter muitas manchas e sardas. Sua pele é mais quente do que a pele de Vata e menos propensa a rugas. Seu cabelo tende a ser sedoso e frequentemente envelhece prematuramente ou perde cabelo.

Seus olhos são médios e sua conjuntiva está úmida. O nariz é pontudo e a ponta ficará vermelha.

Pessoas que tem a constituição Pitta dominante tem metabolismo forte, tem boa digestão e apetite. Eles gostam de muita comida e líquidos, e gostam de temperos quentes e bebidas frias. No entanto, sua estrutura é equilibrada por sabores doces, amargos e adstringentes.

O sono das pessoas Pitta é saudável e com média duração. Produzem grandes quantidades de urina e fezes, que tendem a ser amarelo-claras, macias e abundantes.

Eles suam e aquecem facilmente as mãos e os pés. As pessoas de Pitta têm baixa tolerância à luz solar, calor e trabalho corporal pesado.

Mentalmente, os tipos Pitta são alerta e inteligentes e têm boa capacidade de compreensão. No entanto, são facilmente agitados e agressivos e com tendência para o ódio, raiva e ciúmes quando estão em desequilíbrio.

As pessoas Pitta gostam de ser líderes e planejadores e procuram a prosperidade material. Eles gostam de exibir suas riquezas e posses.

Pessoas Pitta tendem a ter doenças que envolvem o princípio do fogo, como febre, doenças inflamatórias e icterícia.

Os sintomas comuns incluem erupção na pele, sensação de queimação, úlcera, febre, inflamação ou irritação, como conjuntivite, colite ou dor de garganta.

Como os atributos de Pitta são oleosos, quentes, leves, ágeis, dispersos e fluidos, o excesso de algumas dessas propriedades torna Pitta pior. O verão é uma estação quente, a estação Pitta.

Queimadura de sol, calor cortante e temperamento explosivo são comuns. Esses tipos de distúrbios tendem a se acalmar conforme o clima esfria.

Mudanças na dieta e estilo de vida enfatizam o frescor – alimentos frescos, evitar pimentas e especiarias e climas frios. Pessoas com Pitta excessivo precisam fazer exercícios durante os dias mais frios.

Analises dietéticas

Orientações dietéticas gerais para pessoas Pitta incluem evitar alimentos ácidos, salgados e condimentados. O vegetarianismo é bom para pessoas Pitta e elas devem evitar comer carne, ovos, álcool e sal.

Para acalmar sua agressividade e compulsividade naturais, é benéfico incorporar alimentos e sabores doces, refrescantes e amargos em suas dietas.

Cevada, arroz, aveia e trigo são bons grãos para pessoas com predomínio de Pitta, e os vegetais devem ser parte integrante de sua dieta.

Devem ser evitados tomates crus, rabanetes, pimentas, alho e cebolas. Na verdade, qualquer vegetal que seja muito ácido ou muito picante tornará o Pitta pior, mas a maioria dos outros vegetais ajudará a acalmá-lo.

Rabanetes purificam o fígado quando Pitta está em equilíbrio, no entanto devem ser evitados de outra forma. Saladas e vegetais crus são bons para os tipos Pitta na primavera e no verão, tal como qualquer fruta doce. Frutas azedas devem ser evitadas com exceção dos limões, usados com moderação.

Alimentos de origem animal, de maneira especial frutos do mar e ovos, devem ter seu consumo moderado por tipos Pitta. Frango, peru e coelho, ok.

Todas as leguminosas, exceto as lentilhas vermelhas e amarelas, são boas em pequenas quantidades, sendo as melhores lentilhas pretas, grão de bico e feijão mungo.

A maioria das nozes e sementes são muito oleosas e aquecem Pitta. No entanto, o coco esfria e às vezes as sementes de girassol e abóbora também são apropriadas. Pequenas quantidades de óleo de coco, oliva e girassol também são boas para Pitta.

Os laticínios doces são bons e incluem leite, manteiga sem sal, ghee e queijo sem sal. O iogurte pode ser usado misturado com especiarias, adoçante e água.

Pessoas Pitta devem evitar temperos picantes, utilizando predominantemente cardamomo, canela, coentro, erva-doce e cúrcuma, com pequenas quantidades de cominho e pimenta-do-reino.

Café, álcool e tabaco devem ser totalmente evitados, embora a cerveja ocasionalmente possa trazer relaxamento para uma pessoa Pitta. O chá preto também pode ser consumido ocasionalmente com um pouco de leite e uma pitada de cardamomo.

Diretrizes gerais para equilibrar pitta:

  • Evite calor excessivo
  • Evite óleo excessivo
  • Evite vapor excessivo
  • Limite a ingestão de sal
  • Coma alimentos refrescantes e não picantes
  • Exercite-se durante a parte mais fria do dia

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário