Quando estamos iniciando uma trilha de aprendizado, é fácil se sentir sobrecarregado pela quantidade de informações relevantes disponíveis.
Com a construção da autoestima talvez não seja diferente, neste artigo, você conhecerá alguns pontos fundamentais para desenvolver o autoaperfeiçoamento e autoestima.
1. Energia negativa no ambiente de trabalho
Tome muito cuidado com aquela ideia de “cão comendo cão”, é aquele pensamento onde todo mundo quer chegar na frente e de qualquer maneira.
Fique fora disso, não se envolva com esta forma agressiva de conseguir as coisas a qualquer custo, isso arruinará sua autoestima.
Sabemos que a competição existe em todo lugar, ainda assim, pode ser algo saudável, se houver respeito pelo próximo e será possível até que haja colaboração onde todos podem ganhar.
2. Comportamento de outras pessoas
Cuidado com os fofoqueiros, queixosos, trapaceiros, pessoas feridas emocionalmente, controladores, reclamantes, etc. Esses tipos de pessoas representam uma influência negativa, logo, vibrações ruins para sua autoestima, bem como, sua caminhada rumo ao autoaperfeiçoamento.
3. Mudança de ambiente
As mudanças desafiam nossos paradigmas. Elas testam nossa flexibilidade, adaptabilidade e altera a maneira como pensamos.
As mudanças dificultam a vida por algum tempo, por vezes estamos saindo da nossa zona de conforto em determinados momentos e isto pode causar algum estresse, todavia, elas nos ajudarão a encontrar maneiras de melhorar a nós mesmos. Mudanças sempre existirão, devemos ser suscetíveis a elas.
Uma diferença básica entre você e os especialistas em autoestima é o tempo que você dedica ao aprendizado. Se você investir um pouco mais de tempo em leitura, estará muito mais perto do status de especialista no que diz respeito à autoestima.
4. Experiência passada
Não existe nenhum problema em chorar e dizer ai! Quando sentimos dor. Isto faz parte de quem somos como seres humanos, porém, você não deve deixar que a dor se transforme em medo. Trate cada falha e erro como uma lição para seu crescimento.
5. Visão negativa do mundo
Mantenha o foco no seu objetivo. Não se envolva com todas as negatividades do mundo. Para ter uma boa autoestima, devemos aprender como tirar o melhor proveito das piores situações.
6. Teoria de Determinação
A maneira como você vive ou reage aos acontecimentos depende de uma série de fatores, como, por exemplo:
- Seus traços herdados (genética)
- A sua educação (psíquica)
- O ambiente que você vive
- Seu cônjuge
- A empresa que você trabalha
- A economia
- Seu círculo de amigos.
Estes fatores e mais alguns, formam sua própria identidade, no entanto, isso não quer dizer que se seu pai é um fracasso, você também deve ser um fracasso, ao contrário, aprenda com a experiência de outras pessoas, para que você nunca pratique os mesmos erros.
A escolha é sua
Ser positivo e permanecer positivo é uma escolha. Construir a autoestima e traçar limites para o autoaperfeiçoamento é uma escolha, não uma regra ou um talento.
Não é Deus que vai te dizer que você tem permissão para construir sua autoestima e melhorar a si, a decisão é sua.
Na vida, é difícil permanecer firme, especialmente quando as coisas e as pessoas ao seu redor continuam puxando você para baixo. Devemos estar preparados para enfrentar esses obstáculos.
Ao longo da batalha da vida, seremos atingidos e machucados. E usar uma armadura à prova de balas, significa, idealmente, uma mudança pessoal. O tipo de mudança que vem de dentro, de sua própria vontade.
A armadura ou mudança pessoal muda 3 coisas: nossa atitude, nosso comportamento e nossa maneira de pensar.
A construção da autoestima acabará por levar ao autoaperfeiçoamento se começarmos a nos tornar responsáveis por quem somos, pelo que temos e pelo que fazemos. É como uma chama que deve se espalhar gradualmente.
Quando desenvolvemos autoestima, assumimos o controle de nossa missão, valores e disciplina. A autoestima traz consigo o autoaperfeiçoamento, a verdadeira avaliação e a determinação.
Enfim, depois de tudo dito, você já sabe como pode começar a traçar as bases da construção de sua autoestima? Seja positivo, esteja contente e feliz, seja grato, nunca perca uma oportunidade de elogiar.
Uma maneira positiva de viver o auxiliará na construção da autoestima, o seu guia inicial para o autodesenvolvimento.
Pingback: Adolescentes e os cuidados com a saúde mental? - Classiterapias
Pingback: CONHEÇA os sinais de baixa autoestima e aprenda a superá-los - Classiterapias
Pingback: Crenças limitantes - o que são e como superá-las! - Classiterapias
Pingback: Autoestima: aprenda como melhorar a sua confiança - Classiterapias
Pingback: Desenvolvendo um Mindset de Sucesso: Estratégias para Transformar Desafios em Oportunidades - Classiterapias