You are currently viewing Construção da Autoestima em 6 etapas

Construção da Autoestima em 6 etapas

Quando estamos iniciando uma trilha de aprendizado, é fácil se sentir sobrecarregado pela quantidade de informações relevantes disponíveis. 

Com a construção da autoestima talvez não seja diferente, neste artigo, você vai conhecer alguns pontos fundamentais para desenvolver o autoaperfeiçoamento e autoestima.

1. Energia negativa no ambiente de trabalho

Tome muito cuidado com aquela ideia de “cão comendo cão”, é aquele pensamento onde todo mundo quer chegar na frente e de qualquer maneira.

Fique fora disso, não se envolva com esta forma agressiva de conseguir as coisas a qualquer custo, isso vai arruinar sua autoestima.

Nós sabemos que a competição existe em todo lugar, ainda assim, pode ser algo saudável, desde que haja respeito pelo próximo e será possível até que haja colaboração onde todos podem ganhar.

2. Comportamento de outras pessoas

Cuidado com os fofoqueiros, queixosos, trapaceiros, pessoas feridas emocionalmente, controladores, reclamantes, etc. Esses tipos de pessoas representam uma influencia negativa, logo, vibrações ruins para sua autoestima, bem como, sua caminhada rumo ao autoaperfeiçoamento.

3. Mudança de ambiente

As mudanças desafiam nossos paradigmas. Elas testam nossa flexibilidade, adaptabilidade e altera a maneira como pensamos.

As mudanças dificultam a vida por algum tempo, por vezes estamos saindo da nossa zona de conforto em determinados momentos e isto pode causar algum estresse, todavia, elas nos ajudarão a encontrar maneiras de melhorar a nós mesmos. Mudanças sempre existirão, devemos ser suscetíveis a elas.

Uma diferença básica entre você e os especialistas em autoestima é o tempo que você dedica ao aprendizado. Se você investir um pouco mais de tempo em leitura, estará muito mais perto do status de especialista no que diz respeito à autoestima.

4. Experiência passada

Não existe qualquer problema em chorar e dizer ai! Quando sentimos dor. Isto faz parte de quem somos como seres humanos, porém, você não deve deixar que a dor se transforme em medo. Trate cada falha e erro como uma lição para seu crescimento.

5. Visão negativa do mundo

Mantenha o foco no seu objetivo. Não se envolva com todas as negatividades do mundo. Para ter uma boa autoestima, devemos aprender como tirar o melhor proveito das piores situações.

6. Teoria de Determinação

A maneira como você vive ou reage aos acontecimentos depende de uma série de fatores, como por exemplo:

  • Seus traços herdados (genética)
  • A sua educação (psíquica)
  • O ambiente que você vive
  • Seu cônjuge
  • A empresa que você trabalha
  • A economia
  • Seu círculo de amigos. 

Todos estes fatores e mais alguns, formam sua própria identidade, no entanto, isso não quer dizer que se seu pai é um fracasso, você também deve ser um fracasso, ao contrário, aprenda com a experiência de outras pessoas, para que você nunca pratique os mesmos erros.

A escolha é sua

Ser positivo e permanecer positivo é uma escolha. Construir a autoestima e traçar limites para o autoaperfeiçoamento é uma escolha, não uma regra ou um talento. 

Não é Deus que vai te dizer que você tem permissão para construir sua autoestima e melhorar a si mesmo, a decisão é sua.

Na vida, é difícil permanecer firme, especialmente quando as coisas e as pessoas ao seu redor continuam puxando você para baixo. Devemos estar preparados para enfrentar esses obstáculos.

Ao longo da batalha da vida, seremos atingidos e machucados. E usar uma armadura à prova de balas, significa idealmente, uma mudança pessoal. O tipo de mudança que vem de dentro, de sua própria vontade. 

A armadura ou mudança pessoal muda 3 coisas: nossa atitude, nosso comportamento e nossa maneira de pensar.

A construção da autoestima acabará por levar ao autoaperfeiçoamento se começarmos a nos tornar responsáveis ​​por quem somos, pelo que temos e pelo que fazemos. É como uma chama que deve se espalhar gradualmente.

Quando desenvolvemos autoestima, assumimos o controle de nossa missão, valores e disciplina. A autoestima traz consigo o autoaperfeiçoamento, a verdadeira avaliação e a determinação.

Enfim, depois de tudo que foi dito, você já sabe como pode começar a traçar as bases da construção de sua autoestima ? Seja positivo, esteja contente e feliz, seja grato, nunca perca uma oportunidade de elogiar. 

Uma maneira positiva de viver o ajudará na construção da autoestima, o seu guia inicial para o autodesenvolvimento.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário