You are currently viewing Os benefícios da cromoterapia

Os benefícios da cromoterapia

As cores têm efeitos reais nas pessoas, e é hora de começarmos a tirar vantagem disso.

O que é cromoterapia?

A cromoterapia se baseia na ideia de que luzes e cores podem ajudar a tratar a saúde física ou mental. De acordo com essa ideia, elas causarão mudanças sutis em nossas emoções e biologia.

A história da cromoterapia vem de longas datas. Os registros indicam que a terapia da cor e da luz foi implementada no antigo Egito, Grécia, China e Índia.

*”Nossa relação com a cor se desenvolve com nossa cultura, religião e vida”

*”Como manifestação de luz, a cor tem um status sagrado para muitas pessoas. Os curandeiros egípcios usam couraças azuis para marcar sua santidade”.

*”Na Grécia, Atenas usa um manto dourado para representar sua sabedoria e santidade”

*Walaa Al Muhaiteeb

Hoje em dia, a cromoterapia é amplamente considerada como terapia de medicina alternativa ou complementar.

As bases da ciência sobre a cromoterapia

O fato é que as pesquisas científicas sobre cromoterapia ainda são limitadas.

Pelo menos na medicina, este é um campo de pesquisa muito novo. Muitos pesquisadores enfrentam resistência em buscar financiamento para pesquisas envolvendo cromoterapia.

Atualmente, a comunidade médica não pode determinar se luzes ou cores podem tratar sua doença física ou ajudar a melhorar sua saúde mental.

No entanto, há algumas evidências para apoiar a visão de que luzes coloridas podem afetar nossos corpos, níveis de dor e emoções.

Por exemplo, a fototerapia é usada para tratar o transtorno afetivo sazonal, um tipo de depressão que geralmente ocorre no outono e no inverno.

A fototerapia com luz azul geralmente é usada em hospitais para tratar a icterícia neonatal, que pode afetar bebês. Essa condição pode levar a níveis elevados de bilirrubina no sangue, amarelando a pele e os olhos.

Durante o processo de tratamento, os bebês são colocados sob lâmpadas fluorescentes ou halógenas azuis enquanto dormem, para que sua pele e sangue possam absorver as ondas de luz. Essas ondas de luz ajudam a eliminar a bilirrubina do sistema.

Estudos mostraram que a luz azul durante o dia pode melhorar:

  • alerta
  • atenção
  • tempo de reação
  • humor geral

No entanto, à noite, a luz azul destrói nosso relógio biológico ou ritmo circadiano, prejudicando assim nossas vidas. Isso ocorre porque ela inibe a melatonina, que é um hormônio que ajuda nosso corpo a dormir.

Também há evidências, mesmo que não seja comprovado, que a luz azul à noite pode aumentar o risco de câncer, diabetes, doenças cardíacas e obesidade.

Você se sente influenciado pelo efeito das cores ou luzes? Comente ai…

Deixe um comentário