As cores têm efeitos reais nas pessoas, e é hora de começarmos a tirar vantagem disso.
O que é cromoterapia?
A cromoterapia se baseia na ideia de que luzes e cores podem ajudar a tratar a saúde física ou mental. De acordo com essa ideia, elas causarão mudanças sutis em nossas emoções e biologia.
A história da cromoterapia vem de longas datas. Os registros indicam que a terapia da cor e da luz foi implementada no antigo Egito, Grécia, China e Índia.
- Nossa relação com a cor se desenvolve com nossa cultura, religião e vida.
- Como manifestação de luz, a cor tem um status sagrado para muitas pessoas. Os curandeiros egípcios usam couraças azuis para marcar sua santidade.
- Na Grécia, Atenas usa um manto dourado para representar sua sabedoria e santidade.
Hoje em dia, a cromoterapia é amplamente considerada como terapia de medicina alternativa ou complementar.
As bases da ciência sobre a cromoterapia
O fato é que as pesquisas científicas sobre cromoterapia ainda são limitadas.
Pelo menos na medicina, este é um campo de pesquisa muito novo. Muitos pesquisadores enfrentam resistência em buscar financiamento para pesquisas envolvendo cromoterapia.
Atualmente, a comunidade médica não pode determinar se luzes ou cores podem tratar sua doença física, ou ajudar a melhorar sua saúde mental.
No entanto, há algumas evidências para apoiar a visão de que luzes coloridas podem afetar nossos corpos, níveis de dor e emoções.
Por exemplo, a fototerapia é usada para tratar o transtorno afetivo sazonal, um tipo de depressão que geralmente ocorre no outono e no inverno.

A fototerapia com luz azul é geralmente usada em hospitais para tratar a icterícia neonatal, que pode afetar bebês. Essa condição pode levar a níveis elevados de bilirrubina no sangue, amarelando a pele e os olhos.
Durante o processo de tratamento, os bebês são colocados sob lâmpadas fluorescentes ou halógenas azuis enquanto dormem, para que sua pele e sangue absorvam as ondas de luz. Essas ondas de luz ajudam a eliminar a bilirrubina do sistema.
Estudos mostraram que a luz azul durante o dia pode melhorar:
- alerta
- atenção
- tempo de reação
- humor geral
No entanto, à noite, a luz azul destrói nosso relógio biológico ou ritmo circadiano, prejudicando assim nossas vidas. Isso ocorre porque ela inibe a melatonina, a qual é um hormônio que ajuda nosso corpo a dormir.
Também há evidências, mesmo que não seja comprovado, que a luz azul à noite pode aumentar o risco de câncer, diabete, doenças cardíacas e obesidade.
Você se sente influenciado pelo efeito das cores ou luzes? Comente aí…
Pingback: Acupuntura a base da medicina chinesa - Classiterapias
Pingback: TRG — Terapia de Reprocessamento Generativo: o que é, como funciona e benefícios! - Classiterapias
Pingback: como criar um estado mental positivo? - Classiterapias