You are currently viewing Meditação básica para iniciantes

Meditação básica para iniciantes

O objetivo da meditação básica que estamos buscando aqui, é conseguir a atenção plena, não algum processo pra limpar como mágica, sua mente dos incontáveis ​​e infinitos pensamentos que surgem constantemente em nossos cérebros.

O que nós queremos é trazer a atenção para nossa respiração, e em seguida, retornar à respiração quando percerbemos que nossa atenção se dispersou.

Procure um lugar confortável que você não seja incomodado e possa ficar quieto por alguns minutos. Ao terminar de ler isto, você simplesmente se concentrará em sua própria inspiração e expiração naturais.

Vamos começar a meditação básica… Concentre-se em sua respiração. Onde você sente mais sua respiração? Em sua barriga? Em seu nariz? Tente manter sua atenção em sua inspiração e expiração.

Pare agora e pratique por 2 minutos apenas. Inspire profundamente, expandindo sua barriga, e depois expire lentamente, alongando a expiração conforme sua barriga se contrai.

Bem vindo de volta! O que você conseguiu observar? Quanto tempo demorou até que sua mente se desviasse de sua respiração?

Você percebeu como sua mente estava ocupada, mesmo sem direcioná-la conscientemente para pensar em algo em particular? Você percebeu que estava pensando em algo antes de voltar a ler isto?

Muitas vezes temos pequenas histórias correndo em nossas mentes que não escolhemos colocar lá, por exemplo: “que roupa vou vestir para trabalhar amanhã?” “Esqueci de ir à academia ontem” “Tenho boletos para pagar ” ou o mais comum “Não tenho tempo para ficar aqui parado, tenho muitas coisas para fazer”.

Se você experimentou essa distração, você fez uma descoberta importante: Você descobriu exatamente o que é oposto a atenção plena.

É quando nossa mente trabalha no piloto automático, deixando nossos pensamentos irem de um lado para o outro, viajando do passado para o futuro sem estarmos vivendo o mais importante, o momento presente.

Esse estado mental é o que a maioria de nós está vivendo na maior parte do tempo. E isso é bastante desconfortável, se formos honestos, poderemos assumir que é assim, mas pode ser diferente.

A prática da atenção plena nos permite aprender a reconhecer quando nossas mentes estão vagueando de um lado para o outro preocupadas com todas as coisas do dia a dia.

Talvez fosse interessante fazer uma pausa nisso por algum momento para que possamos escolher no que gostaríamos de nos concentrar.

Resumindo… A meditação básica parece algo muito simples, porém é de fato, no entanto irá te ajudar a ter um relacionamento muito mais saudável consigo mesmo, e em consequência disso, também com os outros.

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário