Hipnose, hipnoterapia e sugestão hipnótica são alguns nomes para um mesmo tipo de terapia que envolve colocar as pessoas em um estado de transe.
Esse estado de transe, visa promover o foco no indivíduo. Ao atingir esse nível de concentração, a pessoa poderá estar mais receptiva a sugestões, como, por exemplo: parar de fumar.
A hipnose é uma terapia com centenas de anos e pode tratar de uma variedade de condições médicas, desde a síndrome do intestino irritável até ansiedade e depressão.
A hipnose visa auxiliar o paciente a aprender a controlar melhor seu estado de consciência. No caso da depressão, as sessões de hipnoterapia podem se concentrar em auxiliar a pessoa a atingir um estado de relaxamento.
Quando atingir este estado de relaxamento, o paciente poderá discutir seus sentimentos e emoções sem aumentar os níveis de estresse e ansiedade.
Sessão de hipnoterapia
Uma sessão de hipnoterapia dura em média cerca de uma hora. Um terapeuta capacitado poderá empregar várias técnicas de relaxamento para conduzi-lo até um estado hipnótico.
Nesse estado, você continua consciente e atento. Seu corpo fica mais relaxado e a mente mais responsiva às sugestões do terapeuta.
O terapeuta conduzirá a sessão conforme a condição ou comportamento que você está tentando tratar.
A hipnoterapia pode ajudar a alterar hábitos indesejáveis ou prejudiciais à saúde e possivelmente substituí-los por comportamentos mais saudáveis.
Os exemplos incluem conseguir controlar melhor a dor ou ansiedade, ou ajustar padrões de pensamentos negativos que podem piorar os sintomas de depressão.
Os terapeutas consideram que a hipnoterapia é uma opção de tratamento segura, e possui efeitos colaterais mínimos.
Em uma sessão de hipnoterapia o paciente poderá tratar suas condições médicas sem a necessidade de terapias invasivas ou medicamentos adicionais.
A hipnoterapia é conhecida como terapia complementar e pode não funcionar para todas as pessoas. De modo geral pode ser utilizada complementarmente para tratar a depressão, para aumentar a sensação geral de bem-estar, melhorar o humor e aumentar os sentimentos de esperança.
Os hipnoterapeutas também usam para tratar uma série de condições, incluindo:
- Ansiedade
- Dor crônica
- Problemas de concentração
- Síndrome do intestino irritável
- Controle do tabagismo
- Ranger dos dentes
Mesmo tendo muitos benefícios e indicações, pessoas que consideram a hipnoterapia como uma forma de tratamento, devem primeiro consultar seu médico ou psiquiatra.
Existe, sim, a possibilidade de que a hipnoterapia piore os sintomas. Pessoas que sofrem de delírios, alucinações ou outros sintomas psicóticos podem não ter bons resultados com a hipnoterapia.
Também há a possibilidade de que a hipnoterapia não seja um método de tratamento eficaz. A terapia exige que a pessoa se concentre e entre em um estado de transe hipnótico. Para algumas pessoas, isso é muito difícil.
E você, o que acha da hipnose? Comente abaixo!