You are currently viewing Pessoas Vata – A energia do movimento

Pessoas Vata – A energia do movimento

  • Post category:Ayurveda
  • Reading time:7 minuto(s) de leitura

O Dosha Vata governa os movimentos e todos os processos corporais e é extremamente vital para a saúde. Pessoas Vata precisam estar mais atentas a dieta e estilo de vida no período do outono e na mudança das estações, são mais importantes para esse dosha.

Pessoas que tem Vata predominante, tem por características uma mente rápida, flexível e criativa. Geralmente essas pessoas entendem as explicações rapidamente. No entanto, depois esquecem com a mesma rapidez.

As Pessoas Vata são atentos, inquietos e muito ativos, caminham, falam e pensam rápido, mas se cansam com facilidade.

Eles tendem a ter menos força de vontade, serem menos confiantes, terem menos audácia e tolerância às flutuações do que outros tipos e muitas vezes se sentem instáveis e sem chão.

Quando estão em desequilíbrio, as pessoas Vata podem ficar assustados, nervosos e ansiosos. Os tipos Vata tendem a ganhar dinheiro com rapidez e gastá-lo da mesma forma.

Eles não são bons planejadores e, como resultado, podem enfrentar dificuldades financeiras.

As pessoas Vata têm apetite e digestão variados. Eles são constantemente atraídos por alimentos adstringentes, como saladas e vegetais crus, mas sua constituição é equilibrada por alimentos quentes e cozidos e sabores doces, azedos e deliciosos. Com tendência a produção de pouca urina, suas fezes são geralmente duras, secas e pequenas em tamanho e quantidade.

Pessoas Vata são mais suscetíveis a doenças que envolvem o princípio do ar, como enfisema, pneumonia e artrite. Vata reside no cólon, bem como no cérebro, orelhas, ossos, articulações, pele e coxas.

Outros problemas comuns nas pessoas Vata, são: confusão mental, flatulência, tiques, espasmos, pele e cabelos secos, distúrbios nervosos, constipação e dor nas articulações,.

Uma vez que os atributos de Vata são secos, leves, frios, ásperos, sutis, móveis e claros, qualquer uma dessas qualidades em excesso pode levar a um desequilíbrio.

Viagens frequentes, especialmente de avião, ruídos altos, estimulação contínua, drogas, açúcar e álcool, perturbam Vata, assim como a exposição a alimentos frios e líquidos.

Assim como o vento, as pessoas Vata têm dificuldade em ancorar e permanecer ancorados.

A rotina é difícil, mas essencial para diminuir e controlar Vata. Os tipos Vata precisam dormir mais cedo, pois precisam de mais descanso que os outros tipos.

De modo geral, pessoas com Vata excessivo respondem mais rapidamente a alimentos pesados, quentes, úmidos e levemente oleosos. Banhos de vapor, umidificadores e umidade em geral são úteis. Uma massagem diária com óleo também é recomendada antes do banho.

Análises Dietéticas

Orientações dietéticas gerais para equilibrar o Vata, incluem: alimentos quentes, bem cozidos e gordurosos.

As pequenas refeições também devem ser feitas três ou quatro vezes ao dia e você pode comer conforme a necessidade, mantendo um intervalo de duas horas entre cada refeição.

Manter a regularidade na hora das refeições é importante para o vata. Pessoas com Vata dominante se dão bem com pratos de panela, como sopas e ensopados .

Eles podem usar mais óleo para cozinhar seus alimentos do que os outros dois doshas (Pitta e Kapha) e ter uma digestão melhor se limitarem o consumo de alimentos crus.

Aveia e arroz bem cozidos são adequados para Vata porque não secam quando cozidos com muita água e manteiga ou ghee. Embora vegetais cozidos sejam melhores para Vata, uma salada ocasional com um bom molho oleoso ou cremoso é aceitável.

Tomates, batatas, berinjelas e pimentões – assim como espinafre devem ser evitados se a pessoa Vata tiver articulações ou músculos rígidos e doloridos. Frutas doces, maduras e suculentas são boas para vata.

Grande parte das pessoas Vata podem satisfazer suas necessidades de proteína usando laticínios com prudência, mas também podem usar ovos, frango, perus, peixe fresco e caça, se quiserem.

As leguminosas são difíceis de digerir e devem ser consumidas em quantidades limitadas por aqueles que tentam equilibrar o Vata. As leguminosas devem ser divididas e embebidas antes de cozinhar.

Cozinhá-los com um pouco de óleo e especiarias, como cúrcuma, cominho, coentro, gengibre e alho, ajudará a prevenir algum incômodo nas pessoas Vata.

Todas as nozes e sementes são adequadas para Vata, mas devem ser usadas como manteiga ou leite. Dez amêndoas, embebidas em água durante a noite com as cascas removidas na manhã seguinte, é um café da manhã satisfatório.

O óleo de gergelim aquece o Vata, mas todos os óleos são bons. Todos os laticínios são bons para vata, com queijo duro consumido com moderação.

Todas as especiarias são boas, mas não devem ser usadas em excesso. Pessoas Vata podem beber meio copo de vinho diluído em água, durante ou após uma refeição.

Como as pessoas Vata tendem a ter vícios, elas devem evitar açúcar, cafeína e tabaco. A própria intensidade pode intoxicar Vata, portanto, deve-se buscar relaxamento e meditação para reduzir o desequilíbrio.

Diretrizes gerais para equilibrar Vata:

  • Mantenha-se aquecido
  • Mantenha a calma
  • Evite alimentos frios, congelados ou crus
  • Evite o frio extremo
  • Coma alimentos quentes e especiarias
  • Mantenha uma rotina regular
  • Descanse bastante.

Deixe um comentário