Você conhece alguém que parece estar sempre alegre e feliz e tem uma visão positiva sobre si e a vida em geral, como se seu copo sempre estivesse meio cheio?
Essas pessoas não aparentam ter problemas e parecem ser capazes de lidar com as situações da vida cotidiana com equilibrio e graça.
Por acaso você deseja ter um comportamento pareceido com essas pessoas e ser capaz de lidar com as circunstâncias da vida como eles fazem?
Para estas pessoas, um copo pela metade costuma ser um “copo meio cheio” é esta a visão de vida delas, mesmo que as coisas estejam indo muito mal, elas encontram algo positivo para se concentrar.
Esta forma de ver a vida é natural para algumas pessoas, elas consideram como sendo uma resposta sábia para as adversidades, pois resulta da intenção de olhar para o positivo e não se deter no negativo e depois praticar isso.
Isso dito, parece fácil quando está no papel, mas todos nós sabemos que na realidade da vida, normalmente não é.
A pergunta é: Como então, algumas pessoas aprendem a se concentrar no copo meio cheio e não no meio vazio e permanecem positivas?
A gratidão e o copo meio cheio
Não é fácil ser grato quando confrontado com circunstâncias difíceis. Entretanto, ao praticar a gratidão, podemos aprender como lidar em grande parte com muitas experiências que podemos enfrentar em nossas vidas.
Esta é a chave para o otimismo e felicidade que vemos na pessoa positiva que tanto admiramos.
Quando reclamamos o tempo todo, podemos rapidamente perder nossa perspectiva. Sim, o comerciante pode ter levado horas para concluir um trabalho que outro comerciante pode ter concluído em muito menos tempo, mas antes de reclamarmos na conta, considere a qualidade do trabalho entre os dois.
Talvez nossa preocupação seja justificada, mas se o trabalho produzido é superior em qualidade, então talvez o tempo extra tenha sido justificado.
Quem considera o “meio copo” cheio, procura esclarecer uma situação antes de reclamar sobre ela. Ele pergunta se uma reclamação vai melhorar ou piorar a situação e se vai ajudar a resolver a questão.
Na maioria dos casos, a resposta a estas duas perguntas é não! Nas ocasiões em que isso se justifica, então devemos fazer algo a respeito.
Uma perspectiva clara sobre a situação pode nos ajudar a resolver um problema que de outra forma seria insolúvel.
Manter uma atitude de gratidão nos ajuda a manter uma perspectiva positiva sobre a maioria das coisas que acontecem em nossa vida. Ajuda a manter o copo “meio cheio” mesmo nas circunstâncias mais difíceis.