You are currently viewing Kapha – A Energia da Lubrificação

Kapha – A Energia da Lubrificação

  • Post category:Ayurveda
  • Reading time:4 minuto(s) de leitura

Pessoas do tipos Kapha são abençoadas com força, resistência e energia. Em equilíbrio, eles tendem a ter inclinações doces e amorosas e são estáveis e fundamentadas .

Sua pele é oleosa e lisa. Fisicamente, as pessoas Kapha podem ganhar peso facilmente e ter um metabolismo lento. Normalmente evitam o exercício físico.

Seus olhos são grandes e atraentes, com cílios e sobrancelhas grossas e longas. Pessoas kapha evacuam lentamente e as fezes são moles, claras e oleosas.

A transpiração é moderada. O sono é profundo e longo. Os tipos Kapha são atraídos por alimentos doces, salgados e gordurosos, mas sua composição é mais equilibrada por sabores amargos, adstringentes e picantes.

Psicologicamente, as pessoas Kapha tendem a ser calmas, tolerantes e complacentes. No entanto, eles podem se tornar lentos.

Embora possa levar algum tempo para entender, sua memória de longo prazo é excelente.

Quando os kaphas estão fora de controle, eles tendem a experimentar ganância, inveja, apego e obsessão. No mundo exterior, as tendências kapha à firmeza, estabilidade e apego os ajudam a ganhar e manter o dinheiro.

Eles são mais propensos a ter doenças relacionadas aos princípios da água, como gripe, congestão nasal e outras doenças que envolvem as membranas mucosas.

Lentidão, obesidade, diabetes, retenção de líquidos e dores de cabeça também são comuns. Esses sintomas nas pessoas Kapha podem piorar quando a lua está cheia, pois há uma tendência de reter água nesse período.

Mudanças na dieta e no estilo de vida são mais importantes durante a estação do inverno, pois é o memento em que os kaphas vão sentir mais.

Análises dietéticas

As diretrizes dietéticas para pessoas Kapha enfatizam os sabores amargos, adstringentes e picantes. Na verdade, eles precisam de alimentos que revigorem suas mentes.

Você deve evitar laticínios e todos os tipos de gorduras, especialmente alimentos fritos ou gordurosos.

Aqueles com uma constituição Kapha dominante precisam de menos grãos do que as constituições de Pitta ou Vata, com trigo sarraceno e painço sendo grãos ideais para eles, seguidos por cevada, arroz e milho.

Os grãos secos torrados ou cozidos são os melhores. Todos os vegetais são bons para o Kapha, mas deve-se enfatizar mais as verduras com folhas e os vegetais cultivados acima do solo do que os vegetais com raízes, evitando vegetais muito doces, azedos ou suculentos.

Os kapha geralmente podem comer vegetais crus, embora alimentos cozidos no vapor sejam mais fáceis de digerir. Frutas muito doces ou ácidas devem ser evitadas; os mais adstringentes e secantes são preferíveis, como maçãs, damascos, mangas, pêssegos e peras.

Diretrizes gerais para equilibrar kapha:

  • Faça bastante exercício físico
  • Evite alimentos ou bebidas geladas
  • Evite alimentos pesados
  • Alterne sua rotina
  • Não durma durante o dia
  • Mantenha-se ativo
  • Evite laticínios
  • Evite alimentos gordurosos e oleosos
  • Coma alimentos leves e secos

Antigos hábitos às vezes são difíceis de serem eliminados, as mudanças podem ser muito lentas, mas, para alcançar o progresso, as mudanças precisam ser feitas.

Deixe um comentário