Ainda se lembra da última vez que alguém lhe elogiou por sua aparência ou por seu trabalho? Você reagiu a esse elogio com gratidão e satisfação, ou você, como a maioria das pessoas, agradeceu à pessoa por fazê-lo, e depois tentou imediatamente dar justificativas?
Se esta foi a sua atitude, então hoje é o dia de mudar esse padrão de pensamento. Aprender a aceitar os elogios, especialmente aqueles sinceros realizados por familiares e amigos, é um passo importante em direção à paz interior e à felicidade.
Por que aceitamos mais as críticas?
Somos muito rápidos em criticar a nós mesmos e muito lentos a aceitar elogios dos outros, mas conforme aprendemos a dar este importante passo em nossa vida, descobrimos que ele fortalece nossos relacionamentos e muda nossa perspectiva sobre nós mesmos e sobre a maneira como encaramos a vida.
Aprender a aceitar elogios é um importante passo de autorrealização e desenvolvimento. Talvez você pense, como a maioria das pessoas, que aceitar elogios é começar o caminho para a soberba e ninguém gosta de uma pessoa egoísta.
Há uma grande diferença entre ter orgulho das próprias realizações e estar orgulhoso, e isso é algo que todos precisamos aprender para combater a negatividade de nossa conversa interior.
Todos os dias dizemos a nós mesmos que não somos suficientemente bons, ou que não merecemos a ajuda que nos é oferecida, ou que não somos tão bonitos quanto nosso cônjuge nos afirma que somos.
Desafiar essa fala exige aceitar a percepção oposta e permitir que as pessoas nos digam o que pensam de nós, ao invés do que nós mesmos pensamos a nosso respeito.
Rejeitar um elogio é rejeitar quem elogiou.
Quando não aceitamos os elogios e os comentários sinceros dos outros sobre nossos esforços, estamos, na verdade, rejeitando a pessoa que os fez.
Eventualmente as pessoas param de elogiar ou oferecer a ajuda se sentem que estamos rejeitando. Isto pode afetar nossas relações de trabalho, nossa chance de desenvolvimento profissional e pessoal, ou até mesmo nosso casamento.
Tente dizer um simples e genuíno obrigado na próxima vez que alguém lhe oferecer um elogio ou elogiar por um trabalho bem feito.
Permita que sua conversa interior seja desafiada por suas palavras e crie uma vontade de se ver como os outros o vêm, quando for positivo e isto for resultado de seus esforços.
Você pode se sentir desconfortável no início, ao praticar o agradecimento sem justificativas, com a prática, isso o transformará.
Pingback: O que é Autoconhecimento: descubra agora - Classiterapias