You are currently viewing 5 Óleos essenciais para ansiedade

5 Óleos essenciais para ansiedade

Aromaterapia é uma técnica terapeutica que consiste em inalar os aromas dos óleos essenciais para melhorar o seu bem-estar.

Os óleos essenciais funcionam estimulando os receptores de cheiro em seu nariz, e desta forma eles podem enviar mensagens ao sistema nervoso.

Acredita-se que a ação dos óleos essenciais também tenham um efeito sutil nos sistemas químicos e energéticos do corpo. Por este motivo, a aromaterapia é usada com frequência como um tratamento natural para aliviar a ansiedade e o estresse.

Os óleos essenciais devem ser diluídos com um óleo carreador (óleos vegetais para diluição de óleos essenciais) antes de serem aplicados na pele. Isso reduz o risco de irritação.

O tratamento com óleos essenciais em crianças deve ser sempre supervisionado por um profissional de saúde.

Nunca faça ingestão de óleos essenciais, apesar de circular na internet este tipo de uso, ainda não existem comprovações cientificas suficientes para abonar essa conduta de forma livre.

Os óleos essenciais são substâncias muito concentradas e seu uso indiscriminado pode causar problemas para a saúde, procure sempre usar de acordo com a indicação do fabricante ou profissional capacitado (aromaterapeuta).

Veja abaixo alguns óleos para ansiedade

Valeriana

Valeriana é uma planta medicinal usada desde os tempos antigos. Sua eficácia no combate à insônia foi comprovada após estudos, sendo hoje, muito utilizada como medicamento fitoterápico. Pode ter um leve efeito sedativo no corpo.

Como usar: adicione algumas gotas de óleo de valeriana em um difusor de aromaterapia e inale. Valeriana pode deixá-lo sonolento ou relaxado.

Lavanda

A lavanda é um dos óleos essenciais mais usados. Acredita-se que a lavanda pode acalmar a ansiedade ao impactar o sistema límbico, a parte do cérebro que controla as emoções.

Como usar: Desfrute de um relaxante banho de lavanda combinando várias gotas de óleo com uma colher de chá de óleo carreador ou um gel de banho sem perfume. Mexa a mistura na água morna do banho antes de entrar.

Camomila

A camomila sempre foi conhecida por suas propriedades relaxantes e sedativas e por seu cheiro delicioso. Alguns estudos apontam potenciais beneficios do uso do chá da camomila para acalmar, melhorar a digestão e a saúde da pele, entre outros.

Como usar: Massagem com óleo carreador de sua preferência, adicionando algumas gotas de óleo de camomila em sua pele ou adicione-o a um banho quente.

Vetiver

Apesar de não ser tão conhecido como os outros óleos essenciais, ele não é menos eficaz. O óleo de vetiver vem da planta herbácea vetiver nativa da Índia. Tem um aroma doce e terroso e é usado como afrodisíaco.

O óleo vetiver tem habilidades anti-ansiedade semelhantes à droga diazepam (use com cautela) .

Como usar: Você pode usar em uma massagem relaxante, sempre diluído com um óleo vegetal apropriado ou adicione a um difusor.

Erva-cidreira

A erva-cidreira tem um aroma fresco e edificante. Na aromaterapia, tem um efeito calmante e restaurador.
A erva-cidreira é uma das plantas medicinais mais cultivadas e utilizadas. Além de ser usada para tratar problemas digestivos, também controla sintomas de ansiedade, proporcionando sensação de tranquilidade e bem-estar.

Como usar: A erva-cidreira é um ótimo óleo para adicionar a um difusor para e perfumar sua casa. Você também pode inalar.

Comente ai ! Você já usou algum desses óleos, sentiu os benefícios?

Deixe um comentário