A hipnose é o estado psicológico dos pensamentos e comportamentos controlados de um indivíduo. A hipnose envolve duas pessoas – a pessoa que é tratada para o experimento é chamada de sujeito, e a pessoa que realiza o experimento é chamada de hipnotizador.
O hipnotizador coloca o sujeito em um estado mental comumente chamado de hipnose e tenta obter respostas a partir dele. O hipnotismo pode ser um dos tópicos mais controversos do mundo.
Existem muitas teorias relacionadas a esta série de estudos.
O debate básico gira em torno do estado em que se desenvolve. Uma escola de pensamento entende que a hipnose é um estado de espírito, enquanto outra escola de pensamento pensa que não é um estado de espírito.
Os praticantes da teoria do estado de espírito sugerem que o pensamento pode ser transformado em um ambiente alterado. Em outras palavras, os pensamentos do sujeito podem ser levados para outro plano e controlados pelo praticante.
Aqueles que não acreditam nesta teoria, afirmam que a hipnose é um fenômeno que pode ser visto como o produto final do foco ou atenção, e não necessariamente faz com que os pensamentos mudem para outro estado.
No entanto, basta que saibamos que a hipnose é um processo de indução e observação de seus efeitos.
Existem muitos mitos e mal-entendidos relacionados à hipnose. Algumas pessoas acreditam que pessoas com grande força de vontade não podem influenciar a hipnose.
Os defensores do hipnotismo têm uma abordagem diferente ao afirmar que as pessoas com grande força de vontade são, na verdade, boas pessoas. Isso pode ser atribuído à sua inteligência superior.
Muitas pesquisas foram feitas sobre a hipnose. Estas pesquisas científicas decorrem da pesquisa psicológica. A hipnose é frequentemente considerada uma parte periférica da psicologia.
Os cientistas têm tentado encontrar o método de hipnose mais ideal. Algumas pessoas tentam fazer isso com palavras, outras usam gatilhos como relógios ou pêndulos.
A hipnose está entrando em muitas aplicações para o tratamento de pacientes. A hipnoterapia é uma dessas disciplinas. Alguns profissionais utilizam essa técnica para solucionar as barreiras psicológicas dos pacientes.
A hipnose clínica é outra área de aplicações da hipnose.
De acordo com os praticantes da hipnose clínica, doenças físicas e mentais podem ser tratadas e curadas com a ajuda da hipnose clínica.
A hipnose em massa é usada para orações ou shows de mágica.
A hipnose aplicada à ciência forense é chamada de hipnose forense. Não é apenas empregado nos procedimentos, mas também aceito na perspectiva jurídica.
Pingback: Hipnose — um estado de transe - Classiterapias