You are currently viewing 07 PASSOS para desenvolver hábitos positivos

07 PASSOS para desenvolver hábitos positivos

  • Post category:Psicologia
  • Reading time:5 mins read

É fato que todos nós temos hábitos, alguns bons e outros nem tanto. Geralmente são comportamentos que aprendemos e que ocorrem quase de forma automática. E a maioria de nós tem um hábito que gostaria de abandonar ou desenvolver.

Para a maioria das pessoas, leva cerca de quatro semanas para que um novo comportamento se torne rotina ou hábito. As etapas a seguir podem facilitar o estabelecimento de um novo padrão de comportamento.

Veja os 07 Passos para Desenvolver Hábitos Positivos

1. Tudo começa na definição de sua meta

Especialmente quando você está tentando parar ou quebrar um hábito, você deve tentar expressar sua meta como uma declaração positiva. Por exemplo, em vez de dizer “Vou parar de comer à noite”, diga “Vou praticar uma alimentação saudável”. 

Você também deve anotar seu objetivo. Colocar no papel ajuda você a se comprometer. Também pode ajudar se você contar sua meta para alguém em quem confia.

2. Decida sobre qual comportamento você substituirá

Se o seu objetivo é desenvolver um novo hábito, então o seu comportamento substituto será o objetivo em si. Esta etapa é muito importante quando você está tentando quebrar um hábito. 

Se você quiser interromper um comportamento, deve ter um comportamento superior para colocá-lo em prática. Do contrário, o antigo padrão de comportamento retornará.

3. Aprenda e esteja ciente de seus gatilhos

Os padrões de comportamento não existem independentemente. Frequentemente, um hábito está associado a outra parte de sua rotina regular. 

Por exemplo, no exemplo de comer a noite, o gatilho pode ser televisão tarde da noite ou leitura. Você automaticamente pega um pacote de biscoito ou outro lanche enquanto assiste. 

4. Publique lembretes para si mesmo

Você pode fazer isso deixando anotações nos locais onde o comportamento geralmente ocorre. Ou você pode deixar uma mensagem no espelho, na geladeira, no monitor do computador ou em algum outro lugar onde a verá regularmente. 

Você também pode pedir a um membro da família ou colega de trabalho que use uma frase específica para lembrá-lo de sua meta.

5. Obtenha ajuda e apoio de alguém

Isso é meio óbvio. Qualquer trabalho é mais fácil com ajuda. Funciona ainda melhor se você puder formar uma parceria com alguém que compartilhe o mesmo objetivo.

6. Escreva afirmações diárias

Escreva sua frase ou sentença no presente (como se já estivesse acontecendo) e escreva dez vezes por dia durante 21 dias. 

Esse processo ajuda a tornar sua meta parte de seu subconsciente, o que não apenas o lembrará de praticar o novo comportamento, mas também o manterá focado e motivado.

7. Recompense-se por fazer progresso em intervalos de tempo definidos

Concentre-se no seu objetivo um dia de cada vez, mas dê a si mesmo um pequeno agrado, uma recompensa em um, três ou seis meses. 

As recompensas não precisam ser grandes ou caras, e você deve tentar torná-las algo que esteja de alguma forma associado ao objetivo. Fazer isso fornece incentivo e motivação extra.

Seguir essas etapas não é garantia de sucesso, é claro. Dependendo do hábito, podem ser necessárias várias tentativas para finalmente fazer a mudança. Mas se você persistir, você terá sucesso!

Este post tem 3 comentários

Comentários encerrados.