Os narcisistas são indivíduos com uma necessidade patológica de admiração e aprovação. A maneira como os narcisistas pensam e agem, os levam a ter uma autoestima inflada, desta forma, eles acreditam serem superiores aos demais. Isso os leva a frequentemente se comportarem de maneira arrogantes e desrespeitosas com os outros.
Os narcisistas tendem a se sentir ameaçados pelo sucesso dos outros e podem se tornar competitivos e manipuladores para garantir que eles sejam os melhores.
Eles também podem se sentir vítimas constantes, apresentando um comportamento de vítima, e exigir compaixão e cuidado constantes.
Narcisistas não respeitam ninguém
No relacionamento interpessoal, os narcisistas são conhecidos por serem arrogantes e desrespeitosos. Eles tendem a tratar os outros como objetos para atingir seus próprios objetivos e não têm problemas em usar ou ferir os outros para obter o que eles querem.
Eles também podem ser muito críticos e desrespeitosos com aqueles ao seu redor e esperam ser tratados com admiração e submissão.
Em termos de como eles pensam, os narcisistas tendem a ter crenças irracionais sobre si e sobre os outros. Acreditando serem superiores e merecedores de tratamento especial.
Além disso, eles também tendem a minimizar ou negar qualquer crítica, ou feedback negativo, em vez de aprender e crescer com ele.
É importante notar que a personalidade narcisista é um transtorno de personalidade reconhecido pelo campo médico e psicológico, e os indivíduos com esse transtorno podem se beneficiar de tratamento.
Só um profissional pode dar o diagnóstico.
No entanto, é importante lembrar que nem todas as pessoas que exibem comportamentos narcisistas necessariamente têm esse transtorno de personalidade.
Em geral, os narcisistas têm dificuldade para se relacionar com os outros e construir relacionamentos saudáveis devido à sua necessidade constante de admiração e aprovação, juntamente com sua falta de empatia e consideração pelos outros.
Eles tendem a ser autoabsorvidos e pouco preocupados com as necessidades e sentimentos dos outros. Eles acabam se isolando socialmente e tendo dificuldade em se conectar com os outros de maneira significativa.